KANINDÉ

I Caravana Agroecológica e Cultural é realizada em Rondônia

Inicia nesta terça feira, 15 de março de 2016, a I Caravana Agroecológica e Cultural de Rondônia. Mobilizada pela Rede de Agroecologia Terra Sem Males do Estado de Rondônia e parceiros da Rede, a Caravana espera aproximadamente 100 integrantes, entre agricultoras e agricultores familiares camponeses, extrativistas, indígenas, membros de comunidades tradicionais, estudantes e técnicos do estado, de toda a Amazônia legal e de outros biomas nacionais.
Esta caravana tem por objetivo dar visibilidade às ações de movimentos sociais, entidades e agricultores (as) familiares camponeses (as) que lutam para que sejam implantadas políticas públicas que garantam a transição agroecológica, entendida como condição fundamental para reorientar o modelo de desenvolvimento rural e agrícola na busca de mais sustentabilidade econômica, ambiental e social para o estado de Rondônia e para todo o Brasil. A Caravana se estende até o dia 18 (sexta) onde termina com uma Audiência Pública que discutirá o tema da Agroecologia no contexto social, político, econômico e cultural no estado de Rondônia.
A Audiência se inicia às 8h30min, no auditório do IFRO-Instituto Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná, situado à Rua Rio Amazonas, n.º 151 – Bairro Jardim dos Migrantes.com previsão de término com almoço.
A Caravana Agroecológica de Rondônia tem como parceiros em sua organização: a Diocese de Ji-Paraná/ Projeto Padre Ezequiel, Rede de Agroecologia Terra Sem Males, FETAGRO, EMATER-RO, ANA (Articulação Nacional de Agroecologia, ANA-AM, Movimento Sem Terra – MST, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Associação das Escolas Família agrícola de Rondônia – AEFARO, Associação Brasileira de Homeopatia Popular – ABHP, Canindé, Território Central, Projeto Pacto das Águas. Entre as entidades públicas estão integrantes da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, IFRO-Ji-Paraná e Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA.
Sobre a Rede Terra Sem Males
rede terra
A Rede de Agroecologia Terra Sem Males de Rondônia é uma organização de Entidades Civil e grupos organizados de agricultores camponeses e profissionais que acreditam na agroecologia como forma mais eficiente de organizar a produção, buscar o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, soberania alimentar das famílias e construção de uma economia solidária.
O Objetivo da Rede é Promover um espaço de articulação entre entidades, movimentos e organismos populares e sociais, tendo como eixo a proposição, a prática e a expansão da agroecologia no estado de Rondônia, em vista da consolidação de uma política pública agroecológica no bioma amazônico.
Propostas da Rede: Desenvolver, fortalecer e multiplicar as experiências agroecológicas no estado; Aproximar agricultores(as) e consumidores(as); Estimular o intercâmbio, o resgate e a valorização do saber popular; combate ao uso de agrotóxicos; contrapor o modelo do agronegócio; propor adequação do modelo produtivo para o bioma amazônico; demandar pesquisas em sistemas agroecológicos; resgate e multiplicação das sementes e animais crioulos; sistematização e divulgação das experiências agroecológicas do estado; promover capacitações, seminários, congressos, encontros e trocas de experiências; promover estratégias de comercialização de produtos agroecológicos ( cestas, vendas diretas e feiras); propor a criação do conselho estadual de agroecologia; certificação participativa das unidades rurais; propor leis municipais de agroecologia; promover interações das atividades das instituições parceiras; socialização das agendas; resgate das resistências culturais; e promoção do protagonismo do jovem no campo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…