KANINDÉ

Governo de Rondônia leva arte e cultura para a Rio+20

 

Arte, música e artesanato de Rondônia foram algumas das manifestações culturais e artísticas que o governo de Rondônia levou ao Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. Artesanatos feitos com sobras de madeira, peças decorativas que reutilizam resíduos da floresta, papelão, músicas regionais e as performances de Júlio César Pinto de Oliveira, artisticamente conhecido como Botôto, estão proporcionando aos visitantes do estande de Rondônia momentos de descontração e alegria.

Com o apoio do Estado, o grupo musical Minhas Raízes, formado por jovens ribeirinhos de Nazaré, distrito de Porto Velho, se apresentou no pavilhão Amazônia Brasileira, no Parque dos Atletas. No mesmo local, o artista Botôto fez algumas performances, atraindo um grande público. Dentre as performances, o artista apresentou o “ribeirinho”, que segundo ele, traz uma linguagem simbólica mostrando o lugar onde mora, o chão onde pisa e o ar que respira.

O artista rondoniense mostrou outras performances, dentre elas, o “Planeta hospício”. Esse projeto surgiu após a leitura de vários artigos em revistas sobre o aquecimento global, onde observou que todas elas [revistas], eram ilustradas com globos diferentes, então resolveu criar o seu próprio globo, feito com materiais recicláveis como tampinha de refrigerantes e papelão. “Bem colorido para passar a mensagem de como o planeta Terra vai ficar se não tivermos o cuidado com a nossa biodiversidade”, afirmou Botôto.

 O artista explicou que no “seu planeta” cada cor representa uma situação: a vermelha e a laranja simbolizam as queimadas, grandes responsáveis pelo aquecimento global; a verde representa as florestas, a branca representa as diferentes atividades do homem. Na visão dele, se o homem não tomar uma atitude urgente, o planeta vai ficar assim e deixar de ser conhecido como o planeta azul.

Outro projeto que está se destacando na Rio+20, também do Botôto, é “uma luz para o mundo”, que traz dois personagens ao mesmo tempo, com palavras de entusiasmo para a população, como respeito, amor e fé. Em Porto Velho, o artista  se apresenta em praças, ruas, teatros, e eventos culturais.

Fonte URL: http://www.rondonianariomais20.com.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…