KANINDÉ

Governo de Rondônia acusa Incra pelo aumento do desmatamento

 

A secretária de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Nancy Rodrigues, aponta o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como o principal causador do desmatamento no estado. A declaração foi feita ao G1 após a ministra do Meio Ambiente, Izzabela Teixeira, ter divulgado que Rondônia está entre os cinco estados que mais desmataram nos últimos 23 anos.

“Sempre tem gente vendendo e comprando terra. Não há uma política de regularização fundiária. Quem é o responsável por isso é o Incra, se o órgão não o faz, não tem como a Sedam trabalhar com a regularização ambiental”, afirma Nancy Rodrigues.

De acordo com a secretária, só no ano passado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental aplicou R$ 37 milhões em multas contra crimes ambientais.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrágria (Incra) desde 2009 passou a responsabilidade de regularização fundiária para o Programa Terra Legal, subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. De acordo com o chefe de escritório de Rondônia do Programa Terra Legal, Francisco Sales Pinto, em dois anos de atuação, nenhum título definitivo foi emitido no estado. "Tudo é demorado. As questões burocráticas emperram a celeridade do processo. A contratação do georeferenciamento, ou seja, a medição feita nos terrenos demora ainda mais. Outro grande problema é a localização das famílias".

De acordo com Francisco Sales, após dois anos de trabalho, está previsto para este ano a entrega de 46 glebas, o equivalente a cinco milhões de hectares de terra, totalizando dez mil imóveis rurais. A demanda é maior. O Programa Terra Legal em Rondônia contabiliza cerca de 23 mil requerimentos de títulos definitivos.

De acordo com a secretária, em algumas regiões críticas como os distritos porto-velhenses de União Bandeirantes, Rio Pardo e Ponta do Abunã, conflitos para disputa de terra são constantes. Outros distritos e municípios como Triunfo, Machadinho do Oeste, Cujubim, Buritis e Nova Mamoré o índice de desmatamento é elevado. Nancy Rodrigues afirma que mesmo com instrumentos punitivos fiscalizadores, o monitoramento ainda não é suficiente.

A secretária Nancy Rodrigues acredita a situação pode ter uma melhora significativa com novo Código Florestal. Por enquanto a secretaria atua com dois projetos de investimento a longo prazo que, segundo Nancy, são inibidores de desmatamento, mas que os primeiros resultados só poderão ser observados a partir do ano que vem.

Hidrelétricas e impunidade

Para a ambientalista Ivaneide Bandeira, da Associação de Defesa Etno Ambiental Kanindé, colaboram para o aumento do índice a construção das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio e a falta de fiscalização; e destaca que a situação seria outra, caso houvesse punição. "Em Rondônia se invade unidade de conservação e nada é feito. Impunidade gera mais desmatamento. A Justiça também é responsável por essa situação. Ela libera quem desmata e acaba desmoralizando quem fiscaliza", diz.

 

 

Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/06/governo-de-rondonia-acusa-incra-pelo-aumento-do-desmatamento.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…