KANINDÉ

Filmes produzidos por índios da etnia Cinta Larga são selecionados para o Festival Curta Amazônia

Por se tratar de um projeto de continuidade e formação de platéia, a partir dessa edição é elevado à categoria internacional, o projeto Curta Amazônia Mundi tem como proposta e compromisso de promover a produção do cinema independente e incentivar novos talentos, abrangendo diversos diretores veteranos. Trazendo reflexões sob a ótica de diferentes olhares, nacionais e estrangeiros que se destacam nas produções nos diversos formatos que o Festival pratica, cujas produções não são prestigiadas nas salas de cinema. Mais não queremos somente dar essa visibilidade aos filmes participantes, estamos numa luta constante na busca da valorização profissional e mais espaço à produção regional e o respeito a memória local.
A curadoria do Festival de Cinema num universo de 150 filmes inscritos, optou na seleção final de 37 filmes e 5 vídeoclipes, que tragam em sua essência a reflexão, alcançando um leque de expressões culturais de diversas regiões do país e do exterior, com produções inéditas ou não, singulares ou plurais, que compõem as mostras do Festival, conduzindo assim uma comunicação dos filmes entre si. Todos concorrem ao troféu Arara Azul/2015.
O 6° Curta Amazônia Mundi será dia 1, 2 e 3 de junho com parcerias culturais da Federação do Comércio de Rondônia/Fecomércio/Sesc, a Secel/Funpar, Setur/Governo de Rondônia, Funcultural e Semad de Porto Velho, Eletronorte, Iphan Rondônia, Cinemateca Brasileira, Museu do Índio, o apoio cultural dos refrigerantes Tupi, ABD Rondônia, Fórum dos Festivais, Imprensa Rondoniense, o museólogo Ocampo Fernandes, Centro Norte, Júnior Sun, Gráfica Imediata, Sítio do Chicão, Delícias D’aki, IFRO-Calama, com a realização privada e independente da Associação Curta Amazônia, voluntários e colaboradores.
As mostras de filmes acontecerão no Teatro Guaporé, pela manhã, tarde e noite. E a Mostra Jovem Cineasta acontecerá no Auditório do Ifro-Calama.
A Kanindé concorre em três categorias:
Competitiva Nacional Brasileira – Teatro Guaporé – dia 01, 02.06 – 19:15 h as 22:00 h e Mostra Olhar de Cinema na Amazônia – Teatro Guaporé – dia: 01.06.2015 – 14:00 às 17:30 h, com Underryyt – o Avô, produzido por Silvana, Sirlene, Sidney, Julio Cesar, Natalino, Diego-Cinta Larga, 2015, Riozinho/Cacoal/RO
E o mesmo filme concorre também na Mostra Rondoniense – Teatro Guaporé – dia 02.06.2015 – 14:00 as 17:30 h, juntamente com Pambakupa – Mito de origem da criação do mundo, uma produção de Gilmar Cinta Larga, Laurina Cinta Larga, Rosana Cinta Larga, Tharyane Cinta Larga, Adison Cinta Larga, Riozinho – Cacoal/RO e ainda Sukp – Marcada pela tragédia de Aritano Cinta Larga, Riozinho – Cacoal/RO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…