KANINDÉ

Festcineamazônia 2011 homenageia Cacique Almir Suruí

 O “Festcineamazônia® – Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental”, realizado em Porto Velho (RO), de 15 a 19 de novembro, homenageou na noite de ontem o líder indígena e ambientalista Almir Narayamoga Surui, cacique da etnia Suruí (Paiter), conhecido internacionalmente pela sua luta contra a exploração madeireira ilegal e pela preservação do meio ambiente.

Quem representou Almir durante a Homenagem foi sua filha Walela Roe Txai. Almir Suruí e sua esposa Ivaneide Bandeira estão em Miami nos Estados Unidos onde participam do Conttinuity Forum, que discute a sustentabilidade do planeta.

 

Filho de liderança na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal/RO, Almir herdou do pai Labiway Marimop, falecido este ano, o interesse em preservar a cultura de seu povo frente à constante ameaça da civilização branca que promove o desenvolvimento com impactos nas crenças, costumes, cultura, políticas e sistemas sociais.

 

A trajetória de Almir Suruí está contextualizada com o tema desta 9ª edição do Festcineamazônia® que é “Meio ambiente é tudo. E você, não vai fazer nada?”. O cacique sempre se destacou entre o povo Suruí/Paiter com a sua vivacidade, inteligência e interesse por tudo que cerca seu mundo entre a vida da floresta e as incursões sociais. O instinto de defesa da comunidade, identidade e território vem de suas origens, por pertencer ao clã Gameb, compostos por guerreiros.

 

Em 2005, contrariado com a comercialização ilegal de madeira no território de seu povo, iniciou a implantação de um projeto de reflorestamento, com a proposta de recuperar pastos, capoeiras e enriquecer a floresta, adensando-a com espécies florestais retiradas pelos invasores e madeireiros. Intensificou a luta contra os destruidores da floresta, fez denúncias e cobrou do Governo, a proteção da Terra Indígena Sete de Setembro e demais terras pressionadas pela retirada de suas madeiras.

Fonte URL: http://wwww.kanide.org.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…