KANINDÉ

Evento da Funai na Rio+20 destaca a participação indígena na construção da PNGATI

A Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) é o principal assunto da Fundação Nacional do Índio (Funai) no evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

A abertura foi nesta quinta-feira (14) e apresentou a experiência de construção da PNGATI, elaborada com participação dos povos indígenas. O estabelecimento da Política se materializou com o decreto assinado pela Presidenta Dilma Rousseff no último dia 5 de junho, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Quatro grupos indígenas vão relataram suas experiências na construção de planos de gestão territorial e ambiental. Foi uma discussão técnica sobre o protagonismo indígena na gestão das terras dos povos do Oiapoque, no Amapá; Timbira, no sul do Maranhão, leste do Pará e norte do Tocantins; Pataxó, do sul da Bahia; e Potiguara, da Paraíba.

Durante os outros dias da programação paralela, serão discutidas questões relativas ao etnodesenvolvimento e à segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas. O objetivo é fomentar o debate sobre alternativas que garantam a essas populações maior qualidade na alimentação. Além disso, deve criar mecanismos de autossustentabilidade das terras indígenas, a partir das especificidades de cada etnia.

Os eventos da Funai serão realizados nos dias 14, 15, 19 e 21 de junho.

O encerramento será na próxima quinta-feira (21) com diálogos sobre as terras indígenas Marãiwatsédé (MT) e Cachoeira Seca (PA).

Fonte URL: http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/noticias-nacionais1/evento-da-funai-na-rio-20-destaca-a-participacao-indigena-na-construcao-da-pngati

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…