KANINDÉ

Estagiários da Kanindé participam de seminário de encerramento das atividades em 2010

O Programa de Estágio da Associação de defesa etnoambiental Kanindé tem como principal objetivo contribuir para a capacitação alunos de nível fundamental, médio e universitário e o envolvimento de professores e/ou pesquisadores em atividades de capacitação em gestão de Terras Indígenas e conservação dos recursos naturais.

Atualmente treze estudantes participam do programa. Todos apresentaram os resultados dessa parceria em um seminário realizado na manha desta sexta-feira, 03 no escritório da entidade em Porto Velho, sob a supervisão da coordenadora de estágios Neide Faccin. “O estágio é uma oportunidade dos estudantes conhecerem as atividades das associações”, destacou a coordenadora.

Cada estagiário teve dez minutos para falar sobre as atividades. Rubens Naraikoe Suruí – Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, Josélia Parintintin – OPIPAM – Organização dos Povos Indígenas Parintintin do Amazonas – Humaitá – AM,  Amauri Napakobá Suruí – Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, Mopidimore Suruí – Kanindé / Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, Cleiton R. Macedo – Associação do Povo Indígena Jiahui – Humaitá – AM, Rodrigo Soares Freitas – Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, Janaína Pinheiro dos Santos – Associação da Mulheres Indígenas do Médio Purus – AMIMP – Lábrea – AM, Juca Apurinã – OPIAJBAM – Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre – AM, Clederson Suruí – Kanindé / Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, Diego Cinta Larga – Conselho Cinta Larga do Povo Indígena Cinta Larga – Cacoal – RO, Alana Bruna Gomes da Silva – Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Marici Aruak – Casa de Cultura e Artesanato Indígena – T.I. Rio Guaporé – Guajará-Mirim – RO, Vanessa Wai Wai – Mapuera – Povo Indígena wai wai – Pará. “É importante que cada um leve os conhecimentos sobre as atividades nas terras indígenas para a sua vida acadêmica. Os estagiários se tornam formadores de opinião”, ressalta Israel Vale Júnior, coordenador geral da Kanindé.

 

Sobre a Kanindé

A Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, fundada em 17 de novembro de 1992, por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia.

Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destacamos: as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos (RO); a assessoria às organizações indígenas; laudos de impacto ambiental; estudos e diagnósticos; avaliações ecológicas rápidas; educação ambiental; elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.

Sobre o programa de estágio

 O programa de estágio tem o objetivo de capacitar alunos (indígenas/não indígenas) que estejam no ensino fundamental, médio e/ou superior em gestão de terras indígenas e recursos naturais e/ou no acompanhamento de políticas públicas, fortalecer as ações da Kanindé e das organizações indígenas na luta pelos direitos indígenas e na conservação e preservação do meio ambiente, Apoio às atividades da Kanindé no desenvolvimento e implementação de seus programas e projetos, inserir os estagiários nos projetos de estudos e pesquisas, colocar no mercado de trabalho técnicos capacitados e comprometidos com as questões ambientais e indígenas.

 
Fonte URL: http://wwww.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…