KANINDÉ

Escolas indígenas de Rondônia terão mediação tecnológica via satélite

A internet chegará a todas as aldeias e com isso a mediação tecnológica fará avançar o aprendizado do Ensino Fundamental entre povos indígenas de Rondônia.
Ao anunciar essa medida da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o coordenador do Ensino Indígena Antonio Puruborá lembrou que o ensino com mediação tecnológica para indígenas já funciona nos municípios de Alta Floresta, Pimenta Bueno e Vilhena.
Via satélite, em Guajará-Mirim, na fronteira Brasil-Bolívia, em áreas distantes mais de 360 quilômetros de Porto Velho, a mediação atende a recomendação do Ministério Público Federal.
Antonio lembrou que modernas antenas e demais equipamentos tecnológicos necessários funcionarão nas aldeias.
Entusiasmado, ele afirmou saber avaliar “muito bem” a importância dessa conquista do governo estadual: “O meu povo mesmo fica longe de tudo e de todos, imagine os mais distantes, lá no Vale do Guaporé, no Aripuanã e noutras regiões que há tempos reivindicavam escolas e melhor educação”.
Os Puruborá habitam a Aldeia Aperoy, terra não demarcada, na rodovia BR-429 [Presidente Médici-Costa Marques], próxima ao Rio Manuel Corrêia, no município de Seringueiras, a 532 quilômetros de Porto Velho.
Nascido na cabeceira desse rio, Antonio é neto de pajé, teve pai cacique e a mãe dele criou-o por um período no meio de uma epidemia de sarampo na localidade de Limoeiro. “Saí ileso dessa doença, depois fui morar na Colônia Sagarana, ali cresci e aprendi com meu povo a resistir ainda mais”, conta feliz.
A colônia à qual ele se refere ficou com apenas 3,7 mil hectares da área original de 30 mil ha, administrada longos anos pela Diocese de Guajará-Mirim, que alfabetizava indígenas.
“VISÃO DIFERENTE”
“Dado o difícil acesso em regiões isoladas, a mediação tecnológica no Ensino Médio caminha para os povos indígenas como luz no fim do túnel”, observou Antonio.
Ele destacou o apoio da secretária Fátima Gavioli e do governador Confúcio Moura: “Eles têm visão diferente, porque atendem a especificidades de cada povo indígena”.
Considerado bom receptor, o aluno indígena tem boa caligrafia e dos artísticos e, a exemplo de alunos brancos de áreas isoladas no estado, tirará dúvidas com o tutor presencial, que interage com ele na sala ou no local das aulas, e com o tutor eletrônico, no estúdio em Porto Velho.
Em setembro de 2015, o diretor-executivo da Seduc, Flávio Cioffi, informava que o custo do projeto do Ensino Médio com Mediação Tecnológica em Rondônia baixou para a metade do previsto em 2013. “A aquisição de kits computadores, nobreaks, impressoras, telefone IP, que chegaria a R$ 30 milhões, agora está avaliada em R$ 15 milhões”, disse na ocasião.
AÇAÍ, FASE TRÊS
Paralelamente e um pouco antes, entre 27 e 30 de julho, o Projeto Açaí iniciará na Capital rondoniense a sua fase III, oferecendo curso normal de nível médio para formação de professores indígenas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O encontro preparatório de professores indígenas e coordenadores regionais será realizado no Hotel Minuano.
Ao todo, deve inteirar dez módulos. O módulo V do Açaí é formado pelas seguintes disciplinas: Identidade Étnica e Histórica, Física, Inglês, História da Educação, Sociologia, Língua Portuguesa, Conhecimentos pedagógicos do Ensino Infantil, História, Geografia Geral, Arte, Educação Física, e Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos no Educação de Jovens e Adultos (EJA), a mais recente
Fonte: SECOM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…