KANINDÉ

Em Cacoal, irmãs Cinta-Larga sonham competir em Olimpíadas

O que no começo era brincadeira acabou virando coisa séria. Há dois anos, para não ficarem paradas e sem terem o que fazer em casa, Katriny e Katriely Piedade Cinta-Larga começaram as aulas de natação no Projeto Pensando no Amanhã, do município de Cacoal (RO), que atende mais de três mil crianças em diversas modalidades.

Foto: Diego Henrique da Silva/Arquivo Pessoal: Irmãs Cinta-Larga sonham em disputar uma Olimpíada 

Filhas de pai indígena Cinta-Larga, as irmãs nasceram em Cacoal, mas passaram parte da infância na aldeia Roosevelt – 90 quilômetros de Espigão do Oeste-RO – onde tiveram o primeiro contato com a água.

– Elas aprenderam a nadar nos rios da região. Os índios lá aprendem a nadar cedo, brincando nas águas. Nas férias as meninas vão para a aldeia, ficam com a avó e o pai, até o ano letivo recomeçar – explica a mãe, Flaviana Leandra Piedade.

Em busca de melhores resultados, as pequenas agora colecionam medalhas importantes. Katriny, com apenas 12 anos, que disputa na categoria Infantil, destacou-se dos demais alunos, chamando a atenção do professor Diego Henrique da Silva.

– Percebi que ela tinha potencial para competição, por isso decidi investir. Não dava para continuar somente na iniciação esportiva, seria um desperdício de força humana para o esporte – lembra Diego.

A jovem nadadora treina de terça a sexta-feira, duas horas e meia por dia, além das aulas de fortalecimento muscular em academia.

Inspiração

Katriely, de 9 anos, da categoria mirim foi pelo mesmo caminho. Tomando o exemplo da irmã, começou a treinar intensivamente, uma hora e meia por dia. Atualmente, as duas possuem títulos expressivos em campeonatos estaduais e municipais.

– Comecei os treinos para não ficar em casa sem ter o que fazer – disse Katriely.

Professor Diego da Silva treina as irmãs Cinta-Larga (Foto: Diego da Silva/Arquivo Pessoal)
Professor Diego treina as irmãs Cinta-Larga
(Foto: Diego da Silva/Arquivo Pessoal)

A última competição da qual participaram foi a 16ª Copa Amazônica de Natação, que aconteceu em Rio Branco, no Acre, nos dias 28 e 29 de julho. As irmãs conquistaram seis medalhas cada, com melhor tempo técnico para as duas em suas respectivas categorias.

Dificuldades

Nem tudo é fácil para as jovens nadadoras, que treinam numa piscina semi-olímpica (25×17 metros) cedida por um clube. O esforço dos envolvidos, principalmente do professor Diego é diário.

– Temos que correr atrás de patrocínio com empresários da região para podermos viajar. Quando não conseguimos, juntamos os responsáveis e vemos o que pode ser feito – revela o treinador.

O próximo desafio da irmã mais velha, Katriny, pode lhe render um título nacional. Campeã das Olimpíadas Escolares de Rondônia (OER) com três medalhas de ouro nos estilos peito e crawl, a jovem busca patrocínio para disputar a etapa nacional das Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontece de 6 a 15 de setembro, em Poços de Caldas (MG).

– Dependemos de apoio de terceiros. A natação é uma modalidade ascendente do município. Tem trazido medalhas, reconhecimento e precisa de mais investimentos – desabafa o professor.

Fonte: Globo Esporte
Fonte URL: http://globoesporte.globo.com/ro/noticia/2012/08/em-cacoal-ro-irmas-cinta-larga-sonham-em-disputar-uma-olimpiada.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…