KANINDÉ

Economia verde poderia retirar milhões de pessoas da pobreza

A rede Parceria Pobreza e Ambiente (PEP) apresentou no Riocentro nesta quinta-feira, 14 de junho, o relatório "Construindo uma Economia Verde Inclusiva para Todos". A PEP é composta por uma rede de agências bilaterais de suporte, bancos de desenvolvimento, ONU e ONGs internacionais.

Um das conclusões do documento é que a transição para uma economia verde poderia retirar milhões de pessoas da pobreza e mudar o sustento de muitas das 1,3 bilhão que ganham apenas R$ 2,58 (USD 1,25) por dia no mundo.

Entre os cinco pontos críticos da transição para a economia verde inclusiva está a mudança nos parâmetros para medir o progresso. Peter Hazlewood, diretor do World Resources Institute (WRI), afirma que o PIB (Produto Interno Bruto) precisa ser substituído por um indicador mais abrangente de progresso socioeconômico e que considere o capital natural de cada país.

Para Kitty van der Heijden, embaixadora de desenvolvimento sustentável da Holanda, o relatório une pela primeira vez diferentes mundos em torno do assunto da economia verde. "Finalmente convergimos para algo que faça sentido para todos", disse.

Também estiveram presentes no lançamento do relatório Nick Nuttall, porta-voz do PNUMA e Mustapha Kawal do UNEP.

A publicação foi elaborada pela equipe do Banco de Desenvolvimento Asiático, AusAid Austrália, Ministério dos Assuntos Exteriores da Finlandia, Agência para Cooperação Internacional, Alemanha (GIZ da sigla em alemão), Instituto Internacional para o Meio ambiente e Desenvolvimento, a União Nacional para Conservação da natureza, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Banco Mundial, Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável e Instituto de Recursos Mundiais.
 

Fonte URL: http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/noticias-nacionais1/economia-verde-poderia-retirar-milhoes-de-pessoas-da-pobreza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…