KANINDÉ

DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DO POVO URU-EU-WAU-WAU

NOTA PÚBLICA
DENÚNCIA SOBRE VIOLAÇÃO DE DIREITOS
DO POVO INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU
Porto Velho-RO, 10 de maio de 2018
A Associação do Povo Indígena Uru-eu-wau-wau e a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé vem a público denunciar a violação de direitos do povo indigena Uru-eu-wau-wau diante das constantes invasões de madeireiros, grileiros e garimpeiros e inércia por parte do Estado Brasileiro, que tem o dever de protegê-los. A terra indigena Uru-eu-wau-wau/Parque Nacional de Pacaas Novos é responsável pela maior biodiversidade de Rondônia e nascente de 17 principais rios do Estado, além disso é onde vivem os povos indígenas Jupau (conhecidos como Uru-eu-wau-wau), Amondawa, Oro Towati (Oro In) e três grupos de povos isolados, ainda sem contato com a sociedade brasileira. Estes vem sendo constantemente invadidos, seus recursos naturais destruídos e a vida dos indígenas sendo ameaçada pelos invasores.
Os indígenas e a Kanindé vem denunciando há muito tempo as invasões e pedindo providências, no entanto, poucas ações tem sido realizadas para conter os invasores. A FUNAI – Fundação Nacional do Índio, órgão responsável pela proteção do território e dos indígenas encontra-se sucateada e sem recursos humanos e equipamentos para atuar na defesa da integridade física e territorial do povo indígena, precisando urgente que o Governo Federal dê condições para a Coordenação Regional da FUNAI em Ji-Paraná atuar na defesa da vida e do território indígena.
Ontem, cansados de esperar por providências e a retirada dos invasores de seu território, os indígenas resolveram tomar uma atitude radical e queimaram um dos tratores dos invasores, colocando suas vidas e a dos invasores em risco – na espera que a FUNAI, IBAMA, ICMBio, MPF e as Policias possam ajudá-los.
Na região do Grotão e Terra Roxa a terra indígena vem sendo destruída por grileiros e madeireiros há muito tempo e se necessita expulsar os invasores das áreas. Urge que sejam tomadas providências antes que algo pior aconteça. Solicitamos a todos os órgãos públicos e sociedade brasileira que se juntem na defesa destes povos que vem sendo massacrados há anos e que estão tendo seu territorio destruído e suas vidas colocadas em risco.


DOWNLOAD: NOTA PUBLICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…