KANINDÉ

DECLARAÇÃO PÚBLICA

A Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental, vem a público declarar sua preocupação com a decisão do MPF – Ministério Público Federal, de substituir o Procurador Dr. Reginaldo Trindade na Defesa do Povo Indígena Cinta Larga. 

Nos últimos doze anos temos acompanhado a luta incansável do Procurador na defesa deste povo, envolvendo vários órgãos públicos, criando o Grupo Clamor composto por indígenas, especialistas e demais indivíduos da sociedade rondoniense para que juntos pudéssemos colaborar na difícil tarefa que é fazer com que as políticas públicas cheguem até os povos indígenas, diante de um quadro onde os direitos dos povos tradicionais vem sendo amplamente desrespeitado no Brasil. 

Não entendemos porque depois de tantos anos o MPF toma essa decisão sem ao menos buscar o diálogo com as diversas pessoas envolvidas na defesa dos Cinta Larga. 

Temos certeza que esta decisão trará sérios prejuízos ao povo indígena e vimos conclamar ao MPF que reveja seu ato e que retorne o Dr. Reginaldo a seu posto para que se dê continuidade aos processos iniciados há mais de uma década na defesa dos direitos do Povo Indígena Cinta Larga. 

Ivaneide Bandeira Cardozo

(Fotografia: Gabriel Uchida)

romero-juca-funai-body-image-1466460138-size_1000

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…