KANINDÉ

Cônsul da Bélgica redebe informações sobre o projeto de turismo da TI 7 de setembro do Povo Suruí


O cônsul geral da Bélgica no Brasil, Peter Claes, está cumprindo uma agenda de visitas de cortesia a Rondônia. Nesta quarta-feira, 16, ele se reuniu com o governador Confúcio Moura (PMDB), no Palácio Presidente Vargas. Falaram sobre políticas internacionais e particulares bilaterais. Confúcio aproveitou para relatar traços da história e do momento sócio-econômico do estado. Eles trocaram elogios, presentes e saborearam sucos de frutas regionais.
Peter Claes convidou Confúcio a conhecer seu país. “Seria uma honra recebê-lo. Aliás, recebemos muitos brasileiros; em todos os lugares sempre há alguém falando o português do Brasil, país que temos entre os mais amigos. Afinal, o Brasil foi o primeiro a reconhecer nossa independência, em 1831”, afirmou.

Logo após o encontro com o governador, o cônsul seguiu para alguns pontos históricos de Porto Velho. Acompanhado do superintendente estadual de turismo, Júlio Olivar, Peter Claes visitou o complexo Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Igreja de Santo Antônio, as “Três Marias” (antigas caixas d’água que abasteciam a cidade) e admirou o pôr-do-sol do Rio Madeira, que ele pessoalmente chegou a fotografar.
Olivar também conduziu Peter ao canteiro de obras do CPA (Centro Político Administrativo), que ainda neste ano abrigará toda a estrutura do Poder Executivo Estadual.
O cônsul se reuniu, ainda, com diretores da Federação da Indústria do Estado de Rondônia, prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), entre outras autoridades e instituições. Admirador da cultura brasileira, Peter pretende conhecer nesta quinta um pouco mais das tradições e foi apresentado a um grupo de índios Suruí, apresentados pela Associação de Defe4sa Etnoambiental Kanindé. O grupo foi acompanhado pela conselheira da entidade Ivaneide Bandeira. “Tivemos a oportunidade de falar sobre o plano de turismo para a TI 7 de setembro do povo Suruí”, ressaltou Ivaneide.
“Tive uma ótima impressão de Rondônia. Saboreei um peixe dourado, maravilhoso. Percebi o enorme potencial econômico do estado e acredito que Rondônia possa ocupar um papel central nas discussões acerca do meio ambiente mundial. Também achei muito interessante os contrastes.
Deste local tão bucólico (referindo-se à igrejinha de Santo Antônio), que é o marco-zero de Porto Velho, vemos do outro lado do rio a imponente usina de Santo Antônio, uma das maiores obras do mundo; é a tradição tão perto do progresso”, comentou.
Peter Claes tem 46 anos e atua como cônsul desde os 30, tendo passado por cinco países até chegar ao Brasil dois anos atrás. O Consulado Geral do Reino da Bélgica no País é sediado em São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…