KANINDÉ

Comercialização de carne bovina ilegal deve ser combatida em Rondônia

A comercialização de carne bovina sem procedência deve ser fiscalizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia. O órgão assinou um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne para combater o abate ilegal. A criação ilegal de gado é responsável, em parte, pelo desmatamento na Amazônia.
A Amazônia Legal registrou em 2009 uma média de 12 mil quilômetros quadrados devastados por ano. Grande parte deste desmatamento foi registrado em Áreas de Proteção Ambiental (APA) e até mesmo em reservas indígenas. Mas, em 2013, o índice baixou para cinco mil quilômetros quadrados. Queda provocada por ações conjuntas desenvolvidas na Região Norte por diversos órgãos.
O Ministério Público Federal em Rondônia vem combatendo o abate ilegal de carne desde o ano passado, quando foram firmados três Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e movidas duas ações civis públicas contra frigoríficos. Atualmente, o controle é bem maior.
Mesmo com o aumento da fiscalização, o número de produtores que criam gado sem nenhum compromisso com o meio ambiente ainda é considerado grande. Por isto, mais uma vez, o objetivo do MPF é evitar a compra de carne sem procedência comprovada.
O acordo de cooperação técnica prevê uma série de medidas para evitar o abate ilegal. A principal é direcionar os mais de 20 frigoríficos que existem no estado à comprar carne apenas dos produtores que já fizeram o cadastro ambiental rural.
Em Rondônia, os três frigoríficos de grande porte, responsáveis por 70% de todas as operações comerciais e de exportação envolvendo o setor pecuário do estado, já se comprometeram a colaborar com o acordo. A meta do MPF é também conscientizar os produtores à se adequarem às leis de proteção ambiental. Atualmente, apenas 30 mil tem o cadastro ambiental rural.

Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/07/comercializacao-de-carne-bovina-ilegal-deve-ser-combatida-em-rondonia.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…