KANINDÉ

Comemoração ao Dia do Índio reúne cerca de 100 indígenas, em Cacoal

 Indígenas das etnias Suruís, Cinta Larga, Tupari e Rikbtsa da região de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, comemoraram o Dia do Índio na praça municipal Jorge Teixeira de Oliveira. Intitulado "Dia do Índio com a comunidade", o evento teve apresentação de danças, músicas, pinturas corporais, artesanatos e ainda a escolha da miss e do mister indígena.

Na comemoração, era possível ver o entusiasmo e a alegria de cada indígena ao mostrar sua cultura ao público presente. "Essas comemorações são fundamentais para mostrar à sociedade que os indígenas mantêm viva a sua cultura, que é a identidade do povo indígena", avaliou a professora da Fundação Nacional do Índio (Funai) Ana Neri.

Dia do Índio é comemorado em Cacoal com escolha de miss e mister indígena (Foto: Magda Oliveira/G1)Miss e mister indígena foram escolhidos 

(Foto: Magda Oliveira/G1)

O ponto alto do evento foi o desfile para escolha do miss e da mister indígena de Cacoal. Vinte e oito jovens e adolescentes das etnias foram avaliados em quesitos como beleza natural, ornamentação, simpatia e expressão corporal e facial. "Os vencedores do desfile poderão representar a cidade em eventos estaduais e nacionais. Fizemos esse evento para valorizar ainda mais a rica cultura dos indígenas", disse a presidente da Fundação Cultural da cidade, Sidarta Mechalczuk.

Para o coordenador da associação indígena Metairelá Gasoda Suruí, o dia dedicado aos índios não é apenas de comemoração, mas também de reflexão sobre as lutas e conquistas do povo indígena. "Esse dia nos faz refletir sobre nossa história junto à história do Brasil, pois contribuímos para a formação da sociedade e nem todos dão a importância devida ao povo indígena", lamentou Gasodá.

Cerca de 100 indígenas participaram das atividades deste domingo.

Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/comemoracao-ao-dia-do-indio-reune-cerca-de-100-indigenas-em-cacoal-ro.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…