KANINDÉ

Central sindical discute diversidade em RO

A Secretaria da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Rondônia promove desta quinta-feira (20/09) até domingo (23), o maior encontro sobre Diversidade Humana já realizado no Estado, com palestras e debates sobre a discriminação no mercado de trabalho, intolerância religiosa, apresentações culturais e shows com artistas.

Segundo Rafael Vargas, que organiza o encontro com apoio da Secretaria Nacional da Central, o objetivo do evento "é refletir sobre a importância da diversidade humana, como instrumento para uma cultura de paz baseada no diálogo, no reconhecimento da riqueza presente nas diferenças humanas e na comunicação não violenta como ferramenta para solução de conflitos".

Na abertura, que acontece no Teatro Banzeiros a partir das 8h, está prevista a presença do governador do Estado, Confúcio Moura, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, e da SEPPIR. A UGT tem como presidente Ricardo Patah, que como presidente do Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, foi pioneiro, em 2003, no lançamento de uma campanha pela adoção de cotas no mercado de trabalho.

“É importante promover essa reflexão sobre a inserção de todos, do ponto de vista social, racial, religioso e sexual, na sociedade brasileira, como forma de reduzir a violência, o preconceito e a discriminação”, afirma Vargas.

O advogado, consultor de políticas públicas e jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress, será um dos debatedores e falará na sexta-feira pela manhã, às 10h30, sobre Racismo e a Legislação Penal, e as 14h30, sobre Racismo no Mercado de Trabalho.

No encerramento, domingo, haverá grande manifestação pela paz com passeata pela paz pelas principais ruas de Porto Velho e queima de fogos.

Intolerância religiosa

O presidente da Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade (ACCUMERA) e da Federação dos Cultos Afro Religiosos, Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia, Ogan Silvestre Antonio, falara sobre "As religiões de matrizes africanas: fé e cultura em tempo de intolerância".

Por sua vez, o Presidente da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz Nacional, Davis Queiroz, fará palestra sobre o tema “Disseminando uma cultura de Paz entre os Povos”.

Confira a Programação

Dia 20 de setembro de 2012

08:00 – Café Cultural
08: 45 – Carta de Abertura
09:00 – Apresentação Cultural – CUFA RONDÔNIA/BRASIL/HIP-HOP
09:30 – Composição Mesa
Governador do Estado de Rondônia
Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho/RO
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR
Secretaria da Diversidade Humana da UGT Nacional. Rio de Janeiro/RJ
Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz Nacional. Manaus/AM
Federação dos Cultos Afros Religiosos, Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia. Porto Velho/RO
Secretaria de Estado de Assistência Social de Rondônia
Secretaria de Estado de Promoção da Paz de Rondônia
Presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado de Rondônia – Porto Velho/RO
Central Única das Favelas – CUFA
ONG Beija-Flor
Fundação IARIPUNA/Sindicato dos Artistas de Porto Velho
Associação dos Deficientes Físicos de Porto Velho
Associação de Defesa EtnoAmbiental – KANINDÉ

11:30 – Preparação para o Ciclo de Palestras
12:00 – Intervalo
14:00 – Apresentação cultural. Camarim Musica: Meu Direito, Minha Cidadania com KAREN DE OLIVEIRA Grupo ONG Beija-Flor
14:15 – Palestra: Direitos humanos – Silvania Oliveira, Pedagoga, Instrutora De Yoga pela FMU – SP, focalizadora em Danças Circulares, facilitadora em Treinamento e Desenvolvimento, Practioner em Programação Neurolinguistica, com formação em Direitos Humanos (Memorial da Resistência em São Paulo), Escola do Perdão e da Reconciliação – Justiça Restaurativa, Centro de Direitos Humanos De Campo Limpo SP , Valores Humanos pelo Instituto de educação Sathya Sai e Agente da Paz (Multiplicadora daCultura De Paz) pela UNESCO.
14:45 – Palestra: Racismo ambiental e a negação da cidadania em comunidades quilombolas da Amazônia – Marco Antônio Domingues Teixeira., Professor da Universidade Federal de Rondônia, Escritor, Pesquisador de questões Afro-diaspóricas, História da Amazônia, Socioambientalismo. Porto Velho/RO
15:15 – Palestra: Acessibilidade para todos na Cidade de Porto Velho – Associação dos Deficientes Físico de Rondônia.
15:45 – Palestra: Travestilidade e Transfobia.¬ Karen de Oliveira, Ativista e militante do movimento LGBT do Estado de Rondônia, Voluntária da ONG Beija-Flor de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de Rondônia.¬¬¬
16:15 – Abertura Mesa de Debates com todos os palestrante e plateia
18:00 – Encerramento: Show Regional – Duo Pirarublue da Amazônia, Sandro Barcelar & Gioconda Trivério – Um Canto Beradeiro

Dia 21 de setembro

08:00 – Café Cultural
08:30 – Abertura – Homenagem texto/poema ao dia internacional da PAZ
09:00 – Palestra: Projetos e Programas da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (SEPAZ) – Maria da Penha Menezes, Secretária da SEPAZ, pedagoga com especialização em psicopedagogia, vereadora licenciada no município de Cacoal.
09:30 – Palestra: Corredores Etnoambiental – Ivaneide Bandeira Cardozo, Indigenista, Historiadora, trabalha com povos indígenas desde 1984, Conselheira da Associação de Defesa Etnoambiental – KANINDÉ.
10:00 – Palestra: Parto Humanizado – Paula Camargo Gerhardt, Psicóloga clínica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com formação em Gestalt-terapia, EMDR e Educação em Valores Humanos. Mãe e pesquisadora de assuntos relacionados a maternidade e Elis Freitas, Farmacêutica, formada pela. PUC PR, massoterapeuta ayurvedica, doula, estudante de especialização de medicina tradicional chinesa.
10:30 – Palestra: Racismo e a Legislação Penal – Dojival Vieira, jornalista e palestrante especializado em Políticas Públicas de valorização da diversidade étnico/racial, com passagem pela UNESCO, fundador e Presidente da ONG ABC Sem Racismo, Editor e Jornalista da AFROPRESS
11:00 – Violência Intra-familiar – Celso Pereira, Psicólogo, com especializações em Educação e Saúde Pública, Terapia familiar Sistêmica, Somatic Experiencing (resolução de traumas), Psicologia Transpessoal e Terapia Comunitária. Servidor na carreira de Técnico Judiciário na função de psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, lotado na Vara de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar e Crimes Contra Crianças e Adolescentes. Professor da disciplina de Psicologia aplicada à Administração da Faculdade de Administração e Tecnologia – FATEC. Professor e orientador de monografias de conclusão do curso de Pós Graduação na área de Saúde Pública Ulbra Porto Velho. Consultor Organizacional de programas da área comportamental através da utilização de jogos e simulações. Responsável técnico do Instituto do Ser de Porto Velho.
11:30 – Abertura mesa de debates com todos os palestrantes e plateia
12:00 – Intervalo
14:00 – Palestra: Homofobia e descaracterização da cidadania de homossexuais frente aos discursos político/religiosos na política brasileira – Marco Antônio Domingues Teixeira., Professor da Universidade Federal de Rondônia, Escritor, Pesquisador de questões Afro-diaspóricas, História da Amazônia, Sociambientalismo. Porto Velho/RO
14:30 – Palestra: Racismo no Mercado de Trabalho – Dojival Vieira, jornalista e palestrante especializado em Políticas Públicas de valorização da diversidade étnico/racial, com passagem pela UNESCO, fundador e Presidente da ONG ABC Sem Racismo, Editor e Jornalista da AFROPRESS
15:00 – Palestra: As Religiões de Matrizes Africana: Fé e Cultura em Tempo de Intolerância. Ogan Silvestre Antonio, Asogun do Izê Ase Ogun Dajulekan, Administrador, Presidente da Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro Amazônica (ACCUMERA), Presidente da Federação dos Cultos Afro Religiosos, Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia (FECAUBER)
15:30 – Palestra: A Diversidade Humana e o Mercado de Trabalho – Rafael Vargas, Administrador de Organizações sem fins lucrativo, Diretor/Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz – SBEP do Estado de Rondônia onde Desenvolve a Gestão Social, Marketing Social, é Secretário Diversidade Humana e Qualificação Profissional da União Geral dos Trabalhadores – UGT-do Estado de Rondônia, Palestrante com os temas: Marketing Social, Gestão para o Terceiro Setor e Responsabilidade Social Empresarial; Diretor da Terceiro Nivel Consultoria e Assessoria onde Desenvolve atividades de assessoria e consultoria para as organizações do Terceiro Setor.
16:00 – Palestra: Disseminando uma Cultura de Paz entre os Povos – Davis Queiroz. Presidente da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz Nacional – Manaus/AM, Conselheiro do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Assessoria técnica para entidades indígenas, idealizador de projetos como "União dos Povos Indígenas", "Educação pela Não-Violência", "Educação Ambiental", "Estágios para jovens Indígenas", Coordenador de Projetos de Qualificação Profissional e Formação Profissional pela SBEP-AM.
16:30 – Abertura Mesa de Debates com todos os palestrante e plateia
17:00 – APRESENTAÇÃO CULTURAL FECAUBER.
18:00 – Encerramento: Show Regional – Zezinho Maranhão – E Agora Zezinho

Dia 22 de setembro

08:30 – “Pit Stop Cultural” Divulgação da passeata da Diversidade Humana do dia 23 de setembro. Panfletagem, divulgação em carro de som nas ruas de Porto Velho.
12:00 – almoço
14:00 – Passeio Cultural, conhecer os pontos turísticos da Cidade de Porto Velho realizando a divulgação da Passeata.

Dia 23 de setembro

15:00 – Encontro de todos os grupos para levantar a bandeira da Paz (respeito).
Essa programação será realizada em frente à UGT-RO, que fica localizado a Rua Jose Bonifacio, 1149 – Bairro Olaria.
Essa programação consiste na comemoração do dia internacional da paz é comemorado no dia 21 de setembro.
Após o levantamento da Bandeira, será feito uma passeata como todos os grupos e sua características, sendo acompanhando por um carro de som.
O trajeto será: Av. Abunã, Rua Gonçalves Dias, Av. Carlos Gomes, Av. Farquar, terminando na Praça Aluizio Ferreira.
18:00 – Encontro Cultural, onde todos os grupos terão oportunidade de disseminar sua cultura musical, teatral, religiosa e entre outras.
21:30 – Encerramento com queima de fogos.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…