KANINDÉ

Castanha extraída em MT recebe certificação internacional

O povo Cinta Larga, residente na região Noroeste de Mato Grosso, que atua na extração e comercialização da Castanha do Brasil, acaba de receber o certificado orgânico Ecocert, pelo segundo ano consecutivo.
O Group Ecocert Brasil é uma certificadora de produtos orgânicos, e possui todas as acreditações e autorizações para certificar produtos segundo todos os regulamentos orgânicos oficiais do mundo. O trabalho do grupo conta com uma equipe de inspetores atuando em todo o território nacional e também em dezenas de outros países.
Ao receber o certificado, a castanha coletada pelos Cinta Larga usará a logomarca da Ecocert em suas embalagens, sendo que este certificado é válido em mais de 80 países. A maior parte da produção deste povo atualmente é absorvida pela Coopavam, através do Projeto Sentinelas da Floresta, que tem o apoio do Fundo Amazonia e por este motivo, além de comprar a castanha in natura, também auxilia as comunidades envolvidas com infra-estrutura e logística.
Outras três etnias, que são os Apiaká, Cayabi e Munduruku, também tiveram seus castanhais certificados como orgânicos. Esta rede de organizações que envolve os quatro povos indígenas, junto com uma Associação de mulheres agricultoras e a Coopavam conquistaram o cerificado orgânico para as suas respectivas áreas de coleta de castanha.
Este certificado é mais uma estratégia de agregar valor aos produtos florestais não-madeireiros, valorizando e ajudando na conservação da floresta. Além disso, mais do que o valor financeiro, há neste produto, uma referência histórica e cultural, que pode ampliar ainda mais a sua capacidade de ajudar a proteger a floresta, quando se rastreia a origem dessa matéria-prima e se acessa a história de vida destes extrativistas e sua relação com a floresta amazônica.
Fonte: 24 horas News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…