KANINDÉ

Audiência Pública discute políticas para indígenas em Rondônia

A Coordenação Regional da Funai em Cacoal, com o apoio da Câmara Municipal, realizou, no dia 24 de junho, uma Audiência Pública com o tema “Implementação efetiva de políticas públicas municipais nas comunidades indígenas”. O objetivo foi repassar aos gestores públicos e à sociedade civil as dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas pela falta de acesso a determinadas políticas.
Representantes dos povos Paiter Surui, Cinta Larga, Tupari, Apurinã, Sakyrabiat, Gavião, Puruborá, Arara, Wajuru e Paresi participaram da audiência.
Os técnicos da CR constataram que, muitas vezes, as políticas públicas não chegam aos indígenas, pois os gestores têm o entendimento equivocado de que não estão autorizados a executar tais ações, alegando ser uma atribuição exclusiva da Funai. Os indígenas são cidadãos brasileiros e devem ser beneficiários de todas as políticas públicas disponibilizadas pelo Estado.
As comunidades ficam sem serviços essenciais, como manutenção de estradas vicinais para acesso a aldeias, além de programas de fomento ao etnodesenvolvimento e de assistência técnica e extensão rural, dentre outros executados pelo Poder municipal.
Por outro lado, foi demonstrada através de vídeo e documentos a potencialidade de produção do povo Suruí e o que ele agrega para a economia do município, além das possibilidades a serem alcançadas com a implementação de novas políticas em seu território.
O Executivo municipal firmou o compromisso para a criação do Conselho Municipal Indígena, com poder consultivo e deliberativo, e para a criação de uma lei em que se compromete a executar as políticas públicas junto às comunidades indígenas, com destinação de recursos próprios.
Foi registrada a presença de cerca de 380 participantes na Audiência, em que também estiveram presentes representantes do Legislativo e Executivo municipais e do governo do estado. O procurador do Ministério Público Federal Henrique Heck também participou da ação e, em sua fala, citou o preconceito como o fator principal ao não atendimento do Executivo às comunidades e que “é um longo caminho a ser percorrido para quebrar as barreiras existentes”.
Também participaram os representantes da Coordenadoria dos Povos Indígenas de Rondônia (COPIR), Heliton Gavião, e do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), Marcos Apurinã e Valda Wajuru, além de representantes da Funai das CRs de Cacoal, Ji-Paraná, Noroeste do Mato Grosso, Guajará Mirim e da Coordenação Geral de Promoção da Cidadania.
Fonte: FUNAI

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…