KANINDÉ

Audiência mostra resultados da 1ª Caravana de Agroecologia em RO

Uma audiência pública para apresentar os resultados da 1ª Caravana de Agroecologia aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), em Ji-Paraná (RO), cidade situada a 370 quilômetros da capital Porto Velho. O encontro foi realizado no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
A caravana que aconteceu durante todo ano de 2015 nas cinco regiões do país, escolheu Rondônia para recepcioná-la em 2016. A caravana tinha mais de 100 pessoas ocorreu durante três dias, passando por municípios como Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Ariquemes e Jarú.
Um dos integrantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Fábio Pacheco, acredita que na audiência é possível mostrar toda a riqueza que foi vista durante a ação e gerar uma discussão mais ampla sobre o assunto.
“Debateremos com bases em dados e estudos que foram feitos em Rondônia sobre a produção agroecologica e sua sustentabilidade. Tem muita coisa ainda a avançar e o estado tem um papel fundamental nisto”, ressaltou Pacheco.
Para os organizadores e participantes que viajaram pelas cidades do interior do estado, o resultado foi muito positivo. Para a Secretaria Executiva da ANA, Flávia Londres, a caravana mostrou na prática que em Rondônia existe alta diversidade de cultivo e também agricultores que já praticam a cultura do auto consumo. “Foi uma experiência muito positiva. Nós tivemos a oportunidade de ver na prática aqui, o que os estudos mostram”, afirmou Flávia.
A agricultora e coordenadora de um grupo de famílias agroecologicas, de Cacoal (RO), Maria Fátima Freitas, contou que há 29 anos se tornou adepta do sistema e agora motiva famílias. “Fazemos com que se valorizem como agricultores. Assim temos um desenvolvimento social dentro da comunidade onde moramos. Com a agroecologia e todo este envolvimento, eles começam a ver o mundo de outra forma”, declarou.
Caravana Agroecológica percorre quatro municípios em Rondônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…