KANINDÉ

Assine a petição pedindo garantia de segurança para o povo indígena Paiter Suruí

Garantia da segurança do povo indígena Paiter Suruí e da Terra Indígena Sete de Setembro!

 
Por que isto é importante
 
Uma situação conflituosa e de grande tensão tem ocorrido na Terra Indígena (TI) Sete de Setembro: madeireiros tem invadido e ocupado o território indígena, extraindo madeira e ameaçando a vida dos indígenas que se opõem à presença e às ações deles.
 
A presença e as atitudes dos invasores tem levado a conflitos com os indígenas, e alguns líderes indígenas do povo Paiter Suruí estão sendo ameaçados de morte pelos madeireiros.
 
Esta situação não pode mais continuar assim. FUNAI, Polícia Federal e Ministério da Justiça já tem consciência da situação e da presença (ilegal) de madeireiros na Terra Indígena Sete de Setembro, mas precisam agir para garantir a segurança desta e do povo indígena Paiter Suruí (especialmente daqueles que estão sendo ameaçados de morte).
 
É inaceitável aceitarmos que outros líderes de populações tradicionais sejam assassinados por madeireiros, simplesmente por defenderem o uso sustentável de suas terras e a possibilidade de viverem dignamente nelas, como é o caso do Zé Cláudio e da Maria, que morreram no Pará no ano passado.
 
Como brasileiros, não podemos deixar isso acontecer dentro do nosso território.
 
Assim, em face da ameaça à sustentabilidade da vida do povo indígena Paiter Suruí, representada pelas constantes ameaças de morte que seus líderes vem sofrendo e pela devastação e invasão da TI Sete de Setembro, causados pela falta de fiscalização e controle de suas fronteiras e pela impunidade perante os invasores, pedimos ao Exmo. Ministro da Justiça, à Ilma. Presidente da FUNAI e à diretoria geral da Polícia Federal as garantias abaixo explicitadas em nossa petição.
 
 

Fonte: AVAAZ
Fonte URL: http://www.avaaz.org/po/petition/Garantia_da_seguranca_do_povo_indigena_Paiter_Surui_e_da_Terra_Indigena_Sete_de_Setembro/?czxKqdb

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…