KANINDÉ

Artesãos indígenas de Rondônia serão cadastrados no PAB

Mais de 300 artesãos indígenas de Rondônia serão cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A iniciativa, além de valorizar o artesanato indígena, poderá proporcionar a abertura de novos mercados para o comércio das peças confeccionadas.
O cadastro será realizado na comunidade indígena da aldeia Suruí, localizada ao norte do município de Cacoal (RO), distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, por meio do projeto ‘Sejucel Itinerante’ da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) do Estado. Uma equipe permanecerá quatro dias, na aldeia, realizando o cadastramento, que atende à reivindicação dos próprios representantes da comunidade, segundo a Sejucel.
De acordo com a coordenadora de artesanatos do órgão, Wellida Sodré, a proposta é levar as manifestações culturais enraizadas no artesanato de cada povo para todo o Brasil. Ela diz ainda que o artesanato indígena é muito rico e que faz muito sucesso em exposições e feiras do País.
Com as ações do projeto, que teve início em março de 2016, o estado de Rondônia passa de 27º para 20º lugar em número de artesãos cadastrados no PAB. O estado é o terceiro colocado da região norte, além de estar à frente de Santa Catarina, Paraná e Maranhão, diz a Sejucel.
Fonte: G1 RO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…