KANINDÉ

Amazônia registra menor taxa de desmatamento da história, diz ministra

Índice diminui 27% em relação ao ano passado; dos nove estados da Amazônia Legal, apenas Tocantins, Amazonas e Acre apresentaram aumento do desmate

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça-feira (27) que a taxa de desmatamento da Amazônia Legal foi 27% menor de agosto de 2011 a julho de 2012 na comparação com os 12 meses anteriores (julho de 2010 a agosto de 2011). Essa foi a menor taxa registrada na série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), realizada desde 1988. Mesmo assim, o desmatamento da Amazônia Legal ficou em 4.656 km 2 no período.

Dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal, apenas três apresentaram aumento nas taxas de desmatamento. Tocantins registrou crescimento de 33%, Amazonas 29% e Acre, 10%. Só no Pará, a taxa de desmatamento diminuiu em 44%.

Leia mais:
Ministra afirma que houve nova redução de desmatamento na Amazônia
Desmatamento da Amazônia é o menor da história, diz ministra
Desaparecimento de espécies na Amazônia brasileira ainda está por vir
Biodiversidade cai mesmo em áreas de proteção de florestas tropicais

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira comemorou o a menor taxa de desmatamento da história. “Vou à Conferência do Clima mostrar a redução e o compromisso com o Clima”, disse durante anúncio. Este foi o quarto ano consecutivo que o desmatamento apresenta redução de acordo com os dados do Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes/Inpe).

A ministra anunciou que, a partir do próximo ano, a autuação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desmatamento irregular será feita eletronicamente para evitar fraudes.

(Com informações da Agência Estado)

 

Fonte: iG São Paulo
Fonte URL: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-11-27/amazonia-tem-menor-taxa-de-desmatamento-da-historia.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…