KANINDÉ

Amazônia Indígena: saiba sobre a pluralidade étnica do Brasil

A Amazônia Indígena ainda é uma parte do Brasil pouco conhecida, apesar de relativamente numerosa. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, o País possui 896.917 cidadãos que se autodeclaram indígenas. Mesmo povos nômades como os Ianomâmis participam do censo. “Neste caso, usamos recursos de geoprocessamento. Já sabemos onde eles estão, então temos que buscá-los”, garante o chefe de disseminação de informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Amazonas (IBGE-AM), Adjalma Nogueira.
Mas de acordo com Nogueira, é justamente na autodeclaração indígena que reside o obstáculo para a contagem da população indígena.“Algumas pessoas que, em um primeiro momento se declaram indígena, voltam atrás ao serem perguntados sobre qual língua indígena falam”, explica. O questionamento que segue a autodeclaração indígena em nada impede que a identificação indígena seja mantida. Ele é realizado apenas para identificação do pertencimento étnico, e este é necessário para a contagem de povos existentes no Brasil, que até o momento somam 305 etnias identificadas e outros 104 povos isolados.
“O maior problema está na zona urbana, pois a medida que esse indígena migra para esse espaço e se integra, ele se torna um ente inseguro. Quando abordado pelo recenseador sobre a língua de seu povo, ele muda de ideia e pede para ser identificado como pardo” revela Nogueira. O chefe de disseminação do IBGE explica que isso acontece porque na maioria das vezes o declarante, apesar de indígena, já não fala a língua do seu povo de origem.
Para solucionar a questão e tornar o censo indígena o mais fiel possível à realidade do país, o IBGE tem discutido métodos mais adequados para esse contexto. Tal metodologia deverá ser executada no próximo censo, em 2016.
O Portal Amazônia montou um infográfico para que você conheça um pouco da diversidade étnica dos povos indígenas do Brasil.
infografico
Fonte: Portal Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…