KANINDÉ

Almir Suruí será o único indígena homenagado

Artistas, cineastas, poetas e intelectuais serão homenageados amanhã (5) pela presidenta Dilma Rousseff em duas ocasiões em Brasília. Na primeira, será entregue a Ordem do Mérito Cultural, edição 2012, durante cerimônia no Palácio do Planalto. À noite, a presidenta oferece um jantar, no Palácio da Alvorada (residência oficial), aos 41 premiados.

A relação dos homenageados é mantida sob sigilo pela Presidência da República e pelo Ministério da Cultura. A expectativa é que a cerimônia, pela manhã, no Planalto, seja repleta de emoção, segundo os organizadores, pois 2012 marca os 100 anos de nascimento do compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, que será homenageado.

Todos os anos a Ordem do Mérito Cultural homenageia um nome da cultura brasileira. Desde 1995, ano da primeira cerimônia, mais de 500 personalidades e 60 instituições foram premiadas. A cerimônia marca o Dia Nacional da Cultura.

A Ordem do Mérito Cultural é o maior prêmio da cultura nacional e as personalidades são premiadas em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Já foram premiados os poetas Vinícius de Moraes e Clarice Lispector, os dramaturgos Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado, e o arquiteto Oscar Niemeyer, entre outros.

Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra é da presidenta da República. Os nomes deverão ser publicados no Diário Oficial da União.

Fonte: Agencia Brasil
Fonte URL: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-04/dilma-roussef-homenageia-artistas-cineastas-poetas-e-intelectuais-no-dia-da-cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…