KANINDÉ

Almir Narayamoga Surui receberá da UNIR o título de DOUTOR HONORIS CAUSA

O líder indígena Almir Narayamoga Suruí, 38 anos, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) no próximo dia 8 de março. O evento acontecerá no auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, às 16 horas. A concessão do título foi proposta pelo colegiado do curso de Mestrado em Geografia da UNIR e aprovada em reunião do Conselho Superior Acadêmico (CONSEA) em agosto de 2011.

Almir é o líder do povo indígena Suruí, que tem uma população de aproximada de 250 índios, que se autodominam Paiter, que quer dizer “gente de verdade”. Os Suruí habitam a Terra Indígena Sete de Setembro, situada na região de Cacoal-RO.

Nascido em 1974, cinco anos depois do contato de seu povo com os não-índios que migraram para Rondônia, desde cedo Almir Suruí percebeu o descompasso entre a ingenuidade de seu povo e os interesses do mundo instalados no entorno de sua terra. Aos 15 anos, entendendo pouco o português, aceitou convite da Universidade Católica de Goiás para estudar Biologia Aplicada. Ao retornar, passou a atuar na Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, junto com outras lideranças, além de investir em ações que defendem o meio ambiente e a cultura indígena.

Em 1999, conseguiu que o Ministério do Meio Ambiente realizasse o Diagnóstico Agroambiental da Terra Indígena Sete de Setembro. Em 2005, contrariado com a comercialização ilegal de madeira no território de seu povo, deu início à implantação de um projeto de reflorestamento, com a proposta de recuperar pastos, capoeiras e enriquecer a floresta, adensando-a com espécies florestais retiradas pelos invasores e madeireiros, o que lhe rendeu ameaças. Com a visibilidade do trabalho desenvolvido em prol povo Suruí e da Amazônia, Almir assumiu o Departamento Etnoambiental da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Em 2007, foi eleito membro do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Na Conferência da ONU sobre Clima (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca, foi laureado com o Prêmio Maia Lin ao apresentar o Projeto de Carbono Suruí, que visa à utilização racional do uso dos recursos naturais da Terra Indígena Sete de Setembro, com um planejamento de 50 anos, o que abriu a possibilidade para que povos indígenas de todo mundo negociem projetos no contexto do mecanismo de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD).

 

Fonte: UNIR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…