KANINDÉ

Em Rondônia, 1.902 índios votarão em seções eleitorais específicas

 

Em todo o Estado de Rondônia, cinco aldeias indígenas estão habilitadas como local de votação, uma em Porto Velho (Aldeia Central – T. I. Karitiana), duas em Alta Floresta (Terra Indígena Rio Branco e Aldeia Cajuí) e outras duas em Guajará-Mirim (Posto Indígena Santo André – Rio Pacaas Novos e Posto Indígena Rio Negro Ocaia).

O Distrito de Surpresa, em Guajará, é a exceção, pois, embora não seja propriamente uma aldeia, as seções eleitorais ali instaladas atenderão 889 índios.

Segundo informações do chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, João Paulo Rodrigues de Lima, o distrito foi escolhido como local de votação por ser um polo que atende mais de vinte tribos diferentes, além de oferecer melhores condições físicas e possuir energia elétrica.

Em Alta Floresta, os eleitores que votam na aldeia Cajuí residem em aldeias localizadas às margens do Rio Branco. As etnias mais comuns são Tupari, Makurapi e Aruá.

Fabrício Zanetti Casagrande, chefe da 17ª Zona Eleitoral, destacou que nessa localidade a Justiça Eleitoral fornece alimentação, em razão da grande dificuldade de locomoção, pois esses eleitores fazem sua locomoção por meio de canoas e barcos para votar.

Em Porto Velho, uma equipe de servidores da 24ª Zona Eleitoral realizou o treinamento dos mesários que trabalharão na seção eleitoral instalada na aldeia indígena Karitiana. O detalhe é que os mesários também são Karitiana.

O treinamento ocorreu às 10h do dia 1º de outubro deste ano. A aldeia Karitiana está a aproximadamente 100 quilômetros de Porto Velho. São 50 quilômetros pelo asfalto da BR-364 e outros 45 quilômetros por estrada de terra, pelo meio da floresta. Esse ano será a primeira eleição na aldeia e cerca de 80 índios da etnia estão habilitados a votar.

Fonte URL: http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2012/Outubro/em-rondonia-1.902-indios-votarao-em-secoes-eleitorais-especificas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…