KANINDÉ

1º Encontro Estadual dos Corredores Etnoambientais discute política para povos tradicionais

Representantes dos povos indígenas, comunidades extrativistas e quilombolas estão reunidos no Rondon Palace Hotel com agentes do governo do Estado e organizações não-governamentais com o objetivo de discutir e elaborar uma política estadual de desenvolvimento sustentável para os povos tradicionais.

Os líderes indígenas, quilombolas e extrativistas que formam os povos e comunidades tradicionais e estão participando do 1º Encontro Estadual dos Corredores Etnoambientais, foram unânimes em destacar a participação deles, que são os interessados, no evento. Segundo a professora Esmeraldina Leite, do movimento extrativista, trata-se de um momento histórico, quando as minorias são chamadas para sentar-se à mesa junto do governo para discutir questões próprias. “Não se pode conceber construção política sem ouvir estas populações”, enfatiza.

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a ONG Kanindé, está promovendo o encontro que se estende até amanhã (19). O objetivo final é estabelecer uma política no Estado que beneficie os povos tradicionais, garantindo a sobrevivência dos mesmos em seus habitats naturais. O que inclui a presença da saúde, educação e cidadania onde moram, sem que precisem abandonar as comunidades.

Entre os participantes estiveram a secretária da Sedam, Nanci Rodrigues; o adjunto da pasta, Francisco Sales; o coordenador geral e a conselheira da Kanindé, Israel Vale e Ivaneide Bandeira; da ICM Bio, Ana Rafaela; Urarive Suruí, representando a Funai, Ejales Benício, do Grupo de Trabalho Amazônia; André Carvalho, conselheiro do terceiro setor da OAB de Pernambuco e Ângelo Babiro, da comunidade quilombola de Rolim de Moura do Guaporé, entre outros.

Para amanhã (19) quando serão formados grupos de trabalho com extrativistas, quilombolas e indígenas, as atividades começam às 8h e seguem até às 13h, com a realização de uma plenária para sintetizar todas as discussões.

Fonte: Kanindé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…